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quinta-feira, 20 de junho de 2013

A Mente e os Processos Mentais e a Psicologia Cognitiva

O homem é um ser complexo, cujo desenvolvimento acontecedesde que se dá a fecundação até à morte. O homem é o único ser que possui um programa genético aberto, o que lhe possibilita dar resposta a novos problemas que apareçam. Este é constituído por um conjunto de sistemas, que ao funcionarem integrados, possibilitam o desenvolvimento do homem, sendo que uma parte muito importante do homem é a mente. A mente é um conjunto de processos integrados para formar pensamentos e faz a ligação entreo indivíduo e o mundo que o rodeia. Os processos mentais estão presentes em cada um de nós e estão ligados ao saber, ao sentir e ao fazer, sendo queestas três dimensões se cruzam de forma íntima e interactiva. Ao longo da nossa vidaexperiênciamos várias coisas e ficamos a conhecermo-nos melhor, a conhecer os outrose a conhecer o mundo, e para além disto sentimos, podemos sentirmo-nos alegres,tristes, sozinhos ou culpados. O fazer é a forma como nos comportamos e comorealizamos as actividades no mundo. Os processos cognitivos, emocionais e conativossão muito diferentes, no entanto não se podem separar.A cognição é formada pela percepção, pela memória, pelas emoções, pela linguagem e pela inteligência, pois por exemplo, quando lemos um texto ou um livro, temos querecorrer à nossa percepção visual e às nossas representações mentais (memória), paraconseguir-mos entender o que está escrito, pois é mais fácil quando o visualiza-mos.A percepção é o processo cognitivo através do qual entramos em contacto com o mundo(pois exige a presença do objecto), através dos órgãos dos sentidos, pois por exemplo,os órgãos dos sentidos dão-nos a entender o meio que nos rodeia (cores, sons, texturas).A percepção começa nos órgãos receptores, transforma-se em sensações (primeirocontacto que se estabelece com o meio ambiente) que são traduzidas em impulsosnervosos, que depois são conduzidos ao sistema nervoso central e processados pelocérebro. A percepção é mais do que a experiência simples dos estímulos, é também ainterpretação das informações sensoriais recebidas, ou seja implica uma atribuição desentido, que acaba por nos remeter para a nossa experiência. A visão que temos domundo não é uma reprodução da realidade, mas sim uma interpretação. A imagem quetemos do mundo está condicionada por um conjunto de circunstâncias fisiológicasrelativas aos órgãos receptores e ás estruturas do sistema nervoso. A constância detamanho, da forma e do brilho e da cor são responsáveis pela realidade ser diferente deindivíduo para indivíduo. A percepção social está muito relacionada com os grupossociais e com o contexto social em que a pessoa está inserida. A percepção socialinterpreta as situações e os comportamentos dos outros, pois o contexto social marca omodo com se percepciona o mundo. Cada um de nós reconstrói a realidade através daatribuição de significados particulares a si, no entanto a cultura influencia a forma comse percepciona o mundo.A memória é a capacidade de adquirir armazenar e recuperar informaçõesdisponíveis, seja internamente, nocérebro(memória biológica), seja externamente, em dispositivosartificiais(memória artificial). A memória assegura a nossa identidade pessoal.Reconhecem-se na memória três processos, codificação, armazenamento e recuperaçãoda informação. Existem dois tipos de memória, a memória a curto prazo mantém ainformação durante um período limitado de tempo, podendo ser esquecida ou passar amemoria a longo prazo; a memória a longo prazo é alimentada pelos materiais damemória a curto prazo, que são codificados em símbolos. Esta tem capacidadeilimitada, podendo manter conteúdos até ao fim da vida.

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