push

quarta-feira, 28 de julho de 2010

A TÉCNICA DE BAUDOIN


Charles Baudoin foi professor do Instituto Rousseau, da França. Era um psicoterapista brilhante e diretor de pesquisas da Nova Escola de Cura de Nancy, e ensinava em 1910 que o melhor caminho para impressionar o subconsciente era entrar em estado de sonolência, no qual todo o esforço se reduz ao mínimo. Depois, de modo calmo, passivo, receptivo, através da reflexão, transmitia a idéia ao subconsciente. A sua fórmula era a seguinte: "Uma maneira bem simples de assegurar isto (impregnação do subconsciente) é condensar a idéia que vai ser objeto da sugestão, resumindo-a em uma frase que pode ser prontamente gravada na memória e repeti-la inúmeras vezes como um acalanto."

Alguns anos atrás, uma jovem senhora de Los Angeles empenhou-se em prolongado e áspero processo judicial entre a família por causa de um testamento. O marido lhe deixara em herança todos os seus bens, e os filhos e filhas que tivera de um casamento anterior lutavam asperamente para anular o testamento. Ela pôs em execução a técnica de Baudoin, da seguinte maneira: relaxou o corpo numa poltrona, entrou em estado de sonolência e, como sugerido, condensou a idéia de sua necessidade numa frase de seis palavras de fácil gravação na memória - "Tudo está acabado na Divina Ordem." Para ela essas palavras significavam que a Inteligência Infinita, operando através das leis de seu subconsciente, traria um ajuste harmonioso por intermédio do princípio da harmonia. Todas as noites, durante dez dias, ela assim procedeu. Depois que caía num estado de sonolência, afirmava em tom calmo e vagaroso, e com emoção, as palavras "Tudo está acabado na Divina Ordem", repetidas vezes, sentindo uma sensação de paz interior e uma tranqüilidade absoluta; depois caía no seu sono normal e profundo.

Na manhã do 11° dia, com a' utilização da técnica acima, despertou com uma sensação de bem-estar e a convicção de que tudo está acabado. O advogado procurou-a no mesmo dia, informando que o advogado adversário e seus clientes desejavam fazer um acordo. Fez-se um acordo harmonioso e o litígio acabou.

A TÉCNICA DO SONO

Ao se entrar num estado de sonolência, todo e qualquer esforço é reduzido ao mínimo. A mente consciente fica submersa em grande escala. O motivo é que o grau mais alto de afloramento do subconsciente ocorre logo antes do sono e logo após despertarmos. Nesse estado, os pensamentos negativos, que tendem a neutralizar seus desejos e assim impedir a aceitação pelo subconsciente, não estão presentes praticamente.

Suponha que você quer livrar-se de um hábito destruidor. Assuma uma postura confortável, relaxe seu corpo e fique quieto. Entre em estado de sonolência e, nesse estado, repita calmamente como um acalanto: "Estou completamente livre desse hábito; em mim reinam supremas a harmonia e a paz de espírito." Repita as assertivas acima calmamente, várias vezes, todas as noites e todas as manhãs. A cada vez que você repetir essas - palavras seu valor emocional se torna maior. Quando surgir o apelo para repetir o hábito negativo, repita a fórmula acima em voz alta para si mesmo. Por esse meio você induz o subconsciente a aceitar a idéia, seguindo-se a cura.

A TÉCNICA DO "OBRIGADO"

Na Bíblia, S. Paulo recomenda que façamos conhecer nossos pedidos com louvor e agradecimento. Alguns resultados extraordinários se seguem a esse método simples de oração. O coração agradecido está sempre aberto às forças criadoras do universo, levando incontáveis bênçãos a fluírem em sua direção pela lei da relação recíproca, que se baseia na lei cósmica da ação e reação.

Por exemplo: um pai promete ao filho que lhe dará um carro se formar; o jovem ainda não recebeu o carro, mas já se sente feliz e agradecido, estando alegre como se já o tivesse realmente recebido. Sabe que seu pai cumprirá a promessa e está alegre e agradecido, embora ainda não tenha recebido o carro, objetivamente falando. Já o recebeu, porém, com alegria e gratidão, em sua mente.

Relatarei agora como o Sr. Broke aplicou esta técnica com excelentes resultados. Ele vivia dizendo para si, num momento de crise: "As contas estão-se empilhando, estou sem trabalho, tenho três filhos e nenhum dinheiro. Que farei?" Regularmente, todas as noites e todas as manhãs, durante cerca de três semanas, ele começou a repetir as seguintes palavras: "Agradeço, Senhor, por minha riqueza." Repetia-a em voz pausada, inteiramente relaxada, até sentir a mente totalmente dominada pela sensação de agradecimento. Imaginava-se se dirigindo ao poder e inteligência infinitas que estavam dentro dele, sabendo, evidentemente, que não podia ver a inteligência criadora ou mente infinita. Estava vendo com o olho interior da percepção espiritual, compreendendo que seu pensamento-imagem era a primeira causa, relativa ao dinheiro, posição e alimentos de que necessitava. O seu pensamento-sensação era a substância de riqueza desembaraçada de condições anteriores de qualquer espécie. Repetindo "Obrigado, Senhor", inúmeras vezes, sua mente e coração eram alçados ao ponto de aceitação. E quando o medo, pensamentos de frustração, pobreza e desgraça vinham à sua mente, ele dizia "Obrigado Senhor" quantas vezes fossem necessárias. Sabia que, enquanto mantivesse sua atitude de agradecimento, acabaria recondicionando sua mente à idéia de riqueza, o que finalmente aconteceu.

A seqüela à sua oração é bastante interessante. Depois de rezar durante algum tempo da maneira acima descrita, encontrou um antigo empregador, que não via a vinte anos, na rua. O homem ofereceu-lhe uma posição bastante lucrativa e adiantou 500 dólares como um empréstimo temporário. Hoje, o Sr. Broke é vice-presidente da companhia para a qual trabalha. Recentemente fez-me 'a seguinte observação: "Nunca me esquecerei das maravilhas da frase "Obrigado Senhor". Operou verdadeiras maravilhas em minha vida."

O MÉTODO AFIRMATIVO

A eficácia de uma afirmação é determinada em grande parte por sua compreensão da verdade e no significado da frase ao orar não faça repetições em vão. Por esse motivo, o poder de sua afirmação está na aplicação inteligente dos pontos positivos definidos e específicos. Por exemplo : um menino soma 3 mais 3 e escreve 7 no quadro negro. O professor afirma com certeza matemática que 3 mais 3 é igual a 6; em conseqüência, o menino muda seu cálculo de acordo. A afirmação do professor não fez com que 3 mais 3 se transformassem em 6, porque isso já era uma verdade matemática. A verdade matemática é que levou o menino a corrigir os números no quadro-negro. É anormal estar doente; é anormal estar com saúde. A saúde é a verdade do seu ser. Quando você faz uma afirmação de saúde, harmonia e paz, para si mesmo ou outra pessoa, e quando você compreende que esses são os princípios universais do seu próprio ser, você corrige os padrões negativos do que está afirmando.

O resultado do processo afirmativo de oração repousa na sua conformidade com os princípios da vida, desprezadas as aparências. Reflita por um momento no fato de que existe um princípio da matemática, mas nenhum princípio do erro; há um princípio da verdade, mas nenhum da desonestidade; há um princípio da inteligência, mas nenhum da ignorância; há “um princípio de harmonia, mas nenhum de discordância; há um princípio de saúde, mas nenhum de doença e há um princípio de abundância, mas nenhum de pobreza”.

O método afirmativo foi escolhido pelo autor para uso em sua irmã, que ia ser operada para a remoção de cálculos biliares num hospital da Inglaterra. A condição descrita baseava-se no diagnóstico dos exames de hospital e nos exames usuais de radiografia. Ela me pediu que rezasse para que tudo corresse bem. Estávamos separados geograficamente por cerca de dez mil quilômetros, mas não há tempo nem espaço no princípio da mente. A mente ou inteligência infinita está presente em sua totalidade em todos os pontos, simultaneamente. Afastei todo pensamento da contemplação dos sintomas e da personalidade física como um todo. E fiz a seguinte afirmação: "Esta oração é para minha irmã Catherine. Ela está descontraída e em paz, firme, equilibrada, serena e tranqüila. A inteligência curadora de sua mente subconsciente, que criou seu corpo, está agora transformando cada célula, nervo, tecido, músculo e osso do seu ser de acordo com o padrão de perfeição de todos os seus órgãos, o qual se acha em sua mente subconsciente. Em silêncio, quietamente, todos os padrões de pensamento destorcidos de seu subconsciente são removidos, dissolvidos e a vitalidade, perfeição e beleza do princípio da vida tornam-se manifestas em cada átomo do seu ser. Ela está agora exposta e receptiva às correntes curadoras que estão fluindo através dela como um rio, restaurando-a para uma saúde perfeita, harmonia e paz. Todas as distorções e imagens horríveis são agora expulsas pelo oceano de amor e paz que flui através dela. É assim que sucede."

Afirmei a oração acima várias vezes por dia e, ao cabo de duas semanas, minha irmã fez um novo exame que revelou uma cura notável, tendo a radiografia sido negativa.

Afirmar é declarar que assim é que tem de ser e, se você mantiver essa atitude mental contra todas as evidências contrárias, receberá uma resposta à sua oração. O seu pensamento pode apenas afirmar, pois, mesmo quando você nega alguma coisa, está na verdade afirmando a presença do que nega. Repetir uma afirmação, sabendo o que está dizendo e por que o diz, leva a mente ao estado de consciência em que ela aceita o que você declara como verdadeiro. Continue afirmando as verdades da vida até conseguir a reação subconsciente que o satisfaça.

Um comentário:

Anônimo disse...

Só posso agradecer a você por ter publicado aqui este texto !
Estava procurando a oração que ele fez para a irmã , que eu tinha aqui em casa já impressa e utilizado algumas vezes em favor deoutras pessoas e tive uma resposta incrível com resultados que me surpreenderam ! Estava procurando porque perdi , e preciso dela para pedir a mim mesma , por minha saúde e recuperação . Obrigada mais uma vez e parabéns por seu blog !! Solange