push

quinta-feira, 8 de março de 2012

Movimento Nova Era

A Ideologia do Movimento Nova Era: Doutrinas da Nova Era





1. Deus  

O conceito de divindade é resgatado dos antigos conceitos orientais, que refutam a idéia de um Deus pessoal, detentor de atributos pessoais. Deus Não está sentado em seu trono como Rei soberano regendo todas as coisa; é apenas uma energia universal de onde derivam todas as coisa. Essa rejeição deve-se a ideologia panteísta, que afirma que Deus é tudo e que tudo é Deus. Para eles, Deus é apenas uma energia que, por vezes, denominam de Absoluto.

Em suma, acreditam que tudo o que existe no universo é Deus, que toda matéria apresentada natureza divina. E segundo as escrituras Védicas na Índia e o Tao-Te Ching na China, acreditam que cada uma das partes do todo deve evoluir e buscar níveis mais elevados de sua consciência divina.

Assim, apenas através de várias encarnações cada parte pode evoluir e alcançar níveis mais elevados de consciência. Essa evolução pode chegar ao ponto de não necessitar mais reencarnar, atingindo um estado evolutivo onde se torna um espírito cósmico. De acordo com esse pensamento ninguém inventa nada, apenas descobre as informações divinas que estão dentro de si, e assim vai adquirindo níveis mais elevados de consciência divina , o eu maior do qual todos fazem parte. Tais descobertas, que levam a ser a níveis superiores da consciência cósmica, podem ser adquiridas num processo de várias encarnações. Em resumo podemos concluir que a reencarnação é ponto fundamental no pensamento da Nova Era. Essa doutrina diabólica afasta definitivamente da cruz de Cristo aqueles que nele crêem, pois passam a crer que podem se salvar por intermédio do conhecimento, através de várias encarnações.

Aos olhos da Bíblia, podemos ver como a reencarnação é negada com intensidade, através do plano de salvação na cruz de Cristo, conforme podemos verificar em (Hb 9:27-28). A condenação para aqueles que tentam anular o sacrifício de Jesus a cruz, pregando a reencarnação e a necessidade de evolução, para assim poder um dia vir a ser um deus-homem, é certa, conforme verificamos em (Rm 1:18-25).



2. O Homem  

O Homem é o centro de todas a doutrina da Nova Era. O Homem se torna expressão máxima de evolução divina na terceira dimensão, que é a dimensão física. Dentro desse conceito o homem nada é do que deus. Acreditam, desta maneira, que todas as forças existentes no Universo estão dentro do homem e que através do poder da mente, o homem pode realizar qualquer milagre divino.

Crêem na existência de forças opostas dentro do ser humano, sendo assim ele igualmente masculino e feminino; cristo e demônio; positivo e negativo entre outros. Dizem que a evolução do homem está caminhando para um equilíbrio entre os pólos opostos que fará com que a luz divina possa se manifestar com plenitude no homem-deus.

Para eles, o cérebro é dividido em dois lados, sendo o lado esquerdo masculino racional e lógico, ao passo que o direito feminino é emocional, sonhador. Baseia na idéia, de que o homem deve evoluir, até que ele possa equilibrar esses dois lados cerebrais. Visto isso, crêem que as pessoas passam a ter liberdade de relações amorosas entre sexos, defendendo assim os homossexuais como seres evoluídos.

Em vista deste comportamento, esperam que haja em novo estilo de vida para a humanidade. O que tem como meta determinar o fim do núcleo familiar e produzir uma condição de igualdade absoluta entre os homens, instituindo-se assim uma sociedade comunitária.

Isso tudo acima citado, vem confirmar um profecia existente em (2Tim 3:1-6). Os homossexuais, segundo o apóstolo, receberiam a recompensa...



3. OS EXTRATERRESTRES 

Atualmente os estudiosos que se dedicam à questão ufológica têm movido suas pesquisas baseados na filosofia da energia divina evolutiva. Acreditando que as partes do divino passam por um processo evolutivo; concluem que os extraterrestres são parte da energia divina que estão em outros estágios de evolução, divididos em vários planetas de maior ou menor evolução. Um outro fato interessante a ser levado em conta, está relacionado à movimentação executada no céu pelos supostos ÓVNIS. Vários cientistas têm se mostrado incapazes de explicar tal situação. A única conclusão lógica, que conseguiram chegar, por intermédio das leis da Física, até então, está relacionado ao fato, de que, se uma nave executa tais movimentos ou verdadeiras “acrobacias” no ar, isso só seria possível se tal objeto apresentasse massa igual a zero.

Se tais experiências são realizadas em estado de transe hipnótico e através de mediunidade, como podemos distinguir o que é realmente físico e o que é espiritual numa experiência de contato ufológico ? Ora uma pessoa em estado de transe hipnótico pode ter qualquer coisa impressa em sua mente, inclusive diabólica. E se os próprios pesquisadores não conseguem determinar a natureza da experiência , não há como afastar a possibilidade de que essa seja apenas mais uma ardilosa manipulação demoníaca sobre a frágil mente do homem degenerado pelo pecado.

Diante dos fatos, somos obrigados a concluir que os fenômenos ufológicos são atuações de seres mais provavelmente mensageiros de satanás, pois como a bíblia mesmo adverte, são capazes de se transformarem em anjos de luz (2 Co 11.14).

Especialistas que estudam fenômenos paranormais, têm observado a pratica de consultas a mestres cósmicos pelos adeptos do movimento Nova Era, e a tem denominado de channeling (que quer dizer canalização ).

A realização da channeling consiste numa prática de meditação onde a pessoa entra em transe hipnótico. Durante esse exercício a mente do indivíduo que pratica sai do nível de ondas beta do cérebro, que é o estado de vigília e entra no nível de ondas alpha. Geralmente a pessoa visualiza um lugar muito bonito, onde pode tatear, sentir cheirar e ouvir sons provenientes do local. Nessas circunstâncias, a pessoa pode visualizar um ser que vem sempre revestido de muita luz, que pode ser denominado mestre cósmico, anjo ou simplesmente E.T.

O fato desses Ets serem espíritos revestidos de luz, e as mensagens antibíblicas, que transmitem, apenas revelam sua verdadeira identidade, como nos advertiu o apóstolo Paulo em (Gl 1:8) e (2 Co 11:14).

Esperam que no futuro a humanidade alcance um elevado desenvolvimento espiritual, dando assim origem a um regime “cosmocrático “, ou seja, relacionamento aberto com seres cósmicos. As pessoas menos evoluídas seriam seqüestradas por um enorme disco voador e, levadas para outro lugar , onde passariam pela evolução necessária (Fp 3:20,-21).




4. LÚCIFER

 Perante a idéia de evolução, pode-se deduzir que haja a formação de uma cadeia evolutiva, sendo uns mais e outros menos evoluídos. Analisando detalhadamente essa ideologia, podemos afirmar a existência de alguém mais evoluído do que os demais ou pelo menos uma elite entre eles. Tal questão, porém , é de grande importância pois revela o caráter maligno do movimento - é o fator Lúcifer. É ponto básico no pensamento Nova Era a existência de um ser superior a todos os outros em nível de evolução.

A Nova Era, através de diversas artimanhas, tem sugerido às pessoas a imagem de um Lúcifer, como o próprio nome diz “Emanador de luz”, inocente e que na realidade, é um mestre cósmico bom , que deseja ajudar a humanidade, e superior ao próprio Jesus Cristo.



5. AS ERAS

São quatro no decorrer da história humana:

Era de Touro: de 4304 à 2154 a . C
Era de Carneiro: de 2154 à 4 a . C
Era de Peixes: de 4 a . C à 2146 d.C.
Era de aquário: 2146 à 4296 d. C.



Cada era compreende um período de 2150 anos, nem todos os segmentos de movimento concordam com essas datas, mas são unanimes na seqüência das eras.
Porém dentre elas nos é importante citar as duas últimas :


     5.1 Era de Peixes

Jesus Cristo (avatar da era de peixes) teria , então, inaugurado essa era, dando evidências disso ao chamar os apóstolos para serem pescadores de homens, fazendo alusão à humanidade pisciana. Por causa de Jesus Cristo, o povo dominante da Era de Peixes seriam os cristãos, para provar que o cristianismo era o que domina a Era de Peixe, apegam-se ao fato de que o mais antigo símbolo cristão é o peixe. Os cristãos primitivos adotaram o peixe porque a palavra, no grego, formava as iniciais da frase Jesus Cristo Filho de Deus, Salvador (Peixe - Ichthys - Iésous Christos Theou Hyos Soter ). Joap Hui Berdiz que, pelo fato de o peixe viver submerso na escuridão das profundezas do mar, a Era de Peixes está marcada pelas trevas onde o homem busca o material ao invés do espiritual.


     5.2. Era de Aquário

Aquário é um signo regido pelo planeta Urano, que foi descoberto em 1781, coincidindo com a Revolução Francesa. Por isso, dizem alguns que a palavra de ordem de Urano é liberdade, igualdade e fraternidade (essa também é a palavra de ordem da maçonaria ) . Palavra de ordem necessária para que o planeta terra possa se transformar numa aldeia global, vivendo uma nova Ordem Mundial , num regime cosmocrático . Conforme idéias da mitologia grega, transportadas para hoje, onde Urano (céu ) , casado com Gea (terra mãe), afirmam que a Era Aquário tem como característica um céu, parceiro da mãe terra, estabelecendo um equilíbrio cósmico de todas as energias.



6. Jesus Cristo 

De acordo com o pensamento da Nova era, Jesus Cristo não é nada mais do que um ser de nível evolutivo alto. Crêem que qualquer um pode chegar a esse nível . Por isso, pregam que na Nova Era o homem atingirá um estágio de alta evolução crística, e que esse fator faz da Era de Aquário uma era de profunda harmonia da humanidade cósmica. Devido a isso é que dificilmente chamam Jesus de Senhor (1 Co 12:3). Lembremos do que disse o apóstolo João em ( 1 Jo 2:22).

É exatamente o que faz a Nova Era: Nega o Pai e o Filho. Segundo o apóstolo João, essa doutrina não é apenas diabólica, mas a própria doutrina do anticristo, pois nega a existência do Pai como um Deus pessoal e único, e também nega a glória e majestade do filho. De acordo com as Sagradas Escrituras, Jesus é o Rei único e soberano. (Fp 2:9-11) e ( Hb 13: 8).



7. O Avatar 

Os adeptos da Nova Era esperam por um tipo de messias - Avatar - que coloque ordem no mundo e estabeleça a paz. Acreditam que cada era possui o seu avatar e que para a era de aquário também se levantará uma espécie de messias.

Os seguimentos da Nova Era usam nomes diferentes para designar o avatar; os mais correntes são Saint Germain e Lord Maitreya. Esperam que essa personagem unifique todo o mundo debaixo de um único governo e estabeleça a paz para a humanidade.

Esse líder mundial surge de forma a satisfazer as religiões, pois ele é apresentado como o “esperado “ de todas elas. Naturalmente o homem sabe que precisa de um salvador, e é ponto comum nas diversas religiões seus seguidores acreditarem na vinda de um salvador. A Nova Era explica que, na realidade, todos esses esperados salvadores são um mesmo ser, com nomes diferentes, como podemos conferir abaixo:

· Maitreya de alguns místicos e o Saint Germain de outros.
· O messias dos Judeus
· O quinto Buda dos budistas
· Iman Mahdi dos muçulmanos
· Krishma dos hindus
· Cristo dos cristãos.

Com relação ao Cristo dos cristãos, eles fazem uma importante distinção entre Jesus e o Cristo que voltará. Benjamim Creme, afirma ser porta-voz de Maitreya, explica essa distinção dizendo que Jesus é um discípulo de Maitreya. Assim , Jesus teve o seu momento de Cristo mas já não é mais.

A vinda de Jesus Cristo é descrita pela bíblia, conforme podemos verificar em (Mt 24: 23-18).

Porém muitos sucumbirão (Mt 24:12), muitos abandonarão a fé para seguirem doutrinas de demônios (1Tm 4.1-2).

Bem-aventurados aqueles que nestes dias podem declarar juntamente com o apostolo Paulo (1 Co 8:5 e 6) De acordo com algumas pessoas, há uma grande quantidade de deuses, tanto no céu como na terra . Nós, porém, sabemos que há um só Deus, o Pai que criou todas as coisas e nos fez para que fossemos dele; e um Senhor Jesus Cristo, que fez todas as coisa e nos dá a vida.


8. A Natureza

  Panteístas que são, os seguidores da Nova Era acreditam que a terra também é parte do todo divino - um ser vivo que tem espírito. Que a terra é uma entidade viva, consciente que sente e respira.

Fora elementos da natureza, crêem em gnomos, duendes, fadas entre outros, como seres elementais , que liberam energias. O apóstolo Paulo previu esse comportamento de crença em fábulas, para os últimos dias (2 Tm 4:3-4).

É importante acentuar, que na mitologia, o espírito da terra é representado por um dragão. A gaia que o atual pensamento Nova Era tem levado muitos a cultuar e adorar não passa de um dragão ; figura que a bíblia utiliza apenas para referir-se a Satanás (Ap 12:19). E que dizer dos terremotos, enchentes, furacões e outras manifestações catastróficas ? São sinais previstos para os tempos do fim.


“A terra será de todo quebrantada, ela totalmente se romperá, a terra violentamente se moverá . A terra cambaleará como um bêbado e balanceará como uma rede de dormir; a sua transgressão pesa sobre ela , ela cairá e jamais se levantará .”


(Isaías 24:19-20)
.


9. Bruxos 

  No movimento Nova Era os responsáveis pela difusão de tanto misticismo, são denominados bruxos, magos, iluminados, etc. . São tidos como paranormais de alto caráter evolutivo. Afirmam que qualquer um pode alcançar esse nível, desde que exercite constantemente a meditação transcendental.

Dentro deste grupo, podemos citar duas linhas básicas, de onde procedem diversas ramificações.


      9.1. Adivinhatória

  Limitam à adivinhação por meio de vários recursos, onde podemos incluir o Tarot, as runas, búzios, astrologia, a informática - usada para fazer mapa astral por computador, análise de caligrafia - quiromancia (adivinhação por leitura da mão), entre outras mais.


      9.2. Ritualista

  Além da adivinhação, dedicam-se a algum tipo de ritual “bruxólico”. Nesta linha encontram-se o xamanismo, que está fundamentado nos rituais dos pajés indígenas; bruxaria tradicional européia, onde os rituais resgatam as práticas realizadas pelas bruxas medievais e pelos druidas celtas, incluindo rituais como o Sabbat (missa negra); o esoterismo oriental, onde buscam desenvolvimento através de práticas como a Yoga, com exercícios de meditação transcendental, e o Tranta, que é realizado através da prática sexual ritualística.

Nesses ramos da linha ritualista encontramos o resgate de muitos princípios do antigo Egito, como o uso da pirâmide para a energização, crentes de que seja fonte de grande energia.

Encontramos aí também a prática de projeção astral, exercício que permite ao bruxo abandonar o seu corpo dormindo enquanto seu espírito se desloca para um outro lugar.

Se achamos que estas coisas são fantásticas demais para merecer crédito, convém recordar que os bruxos de Faraó fizeram suas varas transformarem-se em serpentes através dos seus encantamentos: “(¼) Faraó, porém, mandou vir os sábios e encantadores; e eles, os sábios do Egito, fizeram também o mesmo com as ciências ocultas. Pois lançaram eles cada um a sua vara, e elas se tornaram em serpentes; mas a vara de Arão devorou a vara deles.” (Êxodo 7: 8-12).

E o próprio Senhor Jesus nos advertiu sobre esses falsos profetas e falsos cristos (Mateus 24: 24).



“Quando uma alma se virar para os adivinhadores, para se prostituir após deles, eu porei a minha face contra aquela alma, e a extirparei do meio do meu povo. Portanto, santificai-vos e sede santos, pois eu sou o Senhor vosso Deus.”
(Levítico 20: 6-7)
Pr. Fernando Cesar

Nenhum comentário: